Biblioteca

A biblioteca da FDV oferece toda a estrutura necessária para alunos, ex-alunos e professores. Possui o maior acervo jurídico do Estado, com 42.732 exemplares16.310 títulos, além de periódicos nacionais e internacionais, material multimídia, rede wireless e acesso ao Portal de Periódicos da Capes.

Acervo

R

Livros

O acervo da biblioteca Professor Renato Pacheco é composto por livros, periódicos, DVD´s e dissertações de mestrado desenvolvidas por alunos da FDV.

R

Jornais e Revistas

A biblioteca assina diversos títulos de periódicos informativos de circulação local e nacional (revistas e jornais).

R

Multimídia

Os DVD´s estão à disposição dos usuários, podendo ser utilizadas como recurso pedagógico na apresentação de trabalhos acadêmicos ou assistidos na própria biblioteca.

R

Organização dos Livros

Dividido em blocos: ciclo básico, Direito (graduação, pós-graduação e mestrado) e obras de referência e está organizado de acordo com a Classificação Decimal Universal – CDU).

É composto de 42.732 exemplares e 16.310 títulos.

R

Periódicos

A biblioteca possui 212 títulos de periódicos, sendo 13 estrangeiros e 199 nacionais, totalizando 4.374 volumes.

Os periódicos estão dispostos na Hemeroteca, registrados e com os artigos indexados no sistema. Os exemplares mais recentes ficam expostos em estantes apropriadas e de fácil localização.

Biblioteca

O maior acervo jurídico do Espírito Santo está na FDV

Estrutura Física

R

Biblioteca física e digital

Conta com o maior acervo jurídico do Estado, além do acesso à Biblioteca Digital Saraiva, esta com mais de 4.000 títulos.

R

Sala de informática

Na sala de informática há 6 computadores com acesso à internet, permitindo ao estudante melhor aproveitamento nas conclusões de suas pesquisas.

R

Videoteca

Com capacidade para grupos de seis pessoas, a videoteca da FDV possui recursos necessários para apresentação de filmes, documentários e outros conteúdos audiovisuais de interesse.

R

Espaços para Consulta e Organização

Salão para organização do acervo e espaço para disposição de 12 mesas e 50 cadeiras para consulta e estudo e uma área destinada aos terminais de consultas.

R

Guarda volumes

Guarda volumes com 112 escaninhos individuais.

R

Cabines de estudo

Além das salas de estudo em grupo, há 39 cabines individuais de estudo, com recursos para uso de notebooks.

R

Salas de Estudo

São cinco salas de estudo independentes, adequadas para grupos de até oito pessoas. Todas as salas dispõem de aparelhos de ar-condicionado e mobiliário apropriado.

R

Hemeroteca

A biblioteca conta  com uma sala destinada exclusivamente ao acervo de publicações periódicas.

R

Movimentação

Espaço destinado ao serviço de movimentação (empréstimo, devolução, renovação, reserva) contendo três computadores com suas respectivas impressoras para emissão de comprovantes.

R

Processamento Técnico

Sala para processamento técnico do material bibliográfico, contendo os equipamentos necessários para a execução do trabalho.

}

Horário de Funcionamento

A biblioteca da FDV funciona de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 22h40, e aos sábados, de 8h às 12h.

Serviços

A biblioteca oferece aos seus usuários serviços de empréstimo domiciliar, com prazos diferenciados para alunos de graduação e pós-graduação, empréstimo para acompanhamento didático em sala de aula, serviço de devolução, renovação e reserva (no balcão de atendimento da biblioteca e na internet), orientação quanto ao uso do terminal de consulta ao acervo e auxílio na elaboração de pesquisa bibliográfica.

O acervo está disponibilizado no terminal de consultas da biblioteca e no site, oferecendo aos seus usuários a recuperação das informações contidas nos livros e periódicos.

A biblioteca participa do Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, que permite o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento (através de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos), exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, proporcionando mais uma alternativa para atender aos seus alunos e professores.

Além disso, os funcionários da biblioteca dão aos alunos todo o suporte necessário para a realização de levantamentos bibliográficos durante a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Quem pode usar?

Todos os alunos e professores da FDV (da graduação, especialização e mestrado) podem utilizar a biblioteca. Ex-alunos cadastrados no Programa Formado de Verdade também têm acesso.

Contato

Altiva Corrêa da Silva (Bibliotecária)

E-mail: biblioteca@fdv.br
Telefone: (27) 3041-3605
Endereço: Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 215 – Santa Lúcia – Vitória – ES.